O filho por nascer é um ser humano desde a concepção, de acordo coa ciência

Argumentos científicos contra o aborto

Os partidários do aborto costumam dizer que as teses pró-vida são inspiradas, exclusivamente, em dogmas religiosos. Eles até consideram que proibir o aborto seria uma imposição religiosa.

A realidade é muito diferente. Os argumentos científicos contra o aborto são abundantes, porque mostram que a vítima do aborto é um ser humano, e como todo ser humano merece proteção. Pelo contrário, os abortistas têm que recorrer a falácias e demagogia na ausência de argumentos científicos em favor do aborto. Vamos ver alguns exemplos.

O filho por nascer é parte do corpo da mãe?

O argumento mais comum dos abortistas é que o filho por nascer é parte do corpo da mãe e que ela deve decidir fazer o que quiser com seu corpo. Vamos ver o que a ciência diz:

"No caso específico do aborto, e de acordo com os dados atuais da ciência, a realidade é que desde a concepção há uma vida humana e que o embrião - até a oitava semana - e o feto - a partir da nona semana - é um ser humano único, distinto e independente da mãe, que precisa do claustro da mãe para o seu desenvolvimento. Apontar, como alguns tendem a proclamar, que o aborto é um exercício de liberdade porque a mulher possui seu próprio corpo, é uma falsidade, porque o aborto afeta uma vida diferente da da mulher grávida, que é também a de seu próprio filho." (Nicolás Jouve de la Barreda, Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Complutense de Madrid e Professor de Genética na Universidade de Alcalá. Foi presidente da Sociedade Espanhola de Genética e colaborador da Cátedra de Bioética UNESCO. Fonte: CiViCa)

As mulheres concebem seres não humanos?

Um dos argumentos típicos dos abortistas é que os filhos por nascer que são abortados não são seres humanos. A ciência não diz a mesma coisa:

"Desde a concepção - o que marca o antes e o depois - o zigoto humano, dotado da autonomia biológica que lhe dá o seu material genético, evolui e se desenvolve dependendo do meio que o sustenta e sustenta, o corpo de sua mãe. A comunicação com a mãe grávida ocorre desde o primeiro dia, através de sinais hormonais aos quais o corpo que a desenvolve fornece as condições para o desenvolvimento do feto. Há inúmeros detalhes que são conhecidos sobre este desenvolvimento, e são altamente sugestivos para a fundamentação biológica do valor que esta fase da vida humana merece." (César Nombela Cano, Reitor da Universidade Internacional Menéndez Pelayo e Professor de Microbiologia na Faculdade de Farmácia da Universidade Complutense de Madri, foi presidente do Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha. Fonte: AGEA)

Um embrião é apenas um punhado de células e não um ser humano?

Outro argumento típico dos abortistas para reificar a vida humana em seus começos é argumentar que é, sem mais, um punhado de células. E o que a ciência diz sobre isso?

"Assim, mesmo em um embrião de uma semana, com estas novas técnicas, podemos dizer já, "ele é um homem" ou "ela é uma mulher", e, portanto, sabemos que o embrião já é, de fato, uma pessoa humana. E, se não estou confuso com o inglês; quando se refere ao embrião, eu não diria "aquilo", porque sabemos que existe um ser humano lá. Como um marinheiro em seu barco, eu preferiria dizer: ela está lá. Lembre-se que o pequeno embrião humano já tem as propriedades que nos permitem reconhecer que ela é uma mulher, por exemplo. Além da minha imaginação como geneticista que os legisladores, sabendo que esse embrião de uma semana é uma menina, não perceberam, ao mesmo tempo é uma pessoa humana!" (Jérôme Lejeune. Médico geneticista francês, descobridor da anomalia cromossômica que causa a síndrome de Down e considerado o pai da genética moderna. Foi Professor de Genética Fundamental na Faculdade de Medicina da Universidade de Paris, membro da Pontifícia Academia de Ciências, membro da Academia de Ciências Morais e Políticas da França, membro da Academia Nacional de Medicina da França, membro da Royal Society of Medicine de Londres e Doutor Honoris Causa por várias universidades. Fonte: Testimony before the Louisiana Legislature, publicado pela Fondation Lejeune).

É aceitável matar o filho não nascido por estar doente ou incapacitado?

Outra das frentes abertas pelos abortistas é a do aborto eugênico. Eles afirmam que é um ato de crueldade trazer seres humanos doentes ou deficientes para o mundo, e que a coisa mais piedosa a ser feita com esses filhos por nascer é abortá-los. E o que a ciência diz?

"A lista de anomalias detectáveis pelo PGD [Diagnóstico Genético Pré-implantacional] ou DP [Diagnóstico Pré-Natal] está aumentando, enquanto o aborto por eugenia é oferecido como uma opção assim que uma possível anomalia é detectada. A situação atual em relação ao aborto eugênico é realmente alarmante. A interrupção da gravidez, praticada em fetos vivos por razões de "risco fetal", é responsável por 3% de todos os abortos na Espanha e é o tipo de aborto que afeta mais diretamente os ginecologistas do sistema público de saúde. Em qualquer caso, acabar com a vida do feto doente ou incapacitado, diagnosticado antes do nascimento, é extremamente cruel e mina o código deontológico da profissão médica, terminando deliberadamente a vida de um ser humano indefeso e prejudicando a saúde sexual e reprodutiva da mulher" (Nicolás Jouve, Fonte: Nueva Eugenesia y Diagnóstico Prenatal, CiViCa).

A legalização do aborto reduz o aborto clandestino e o risco para as mães?

Outro argumento habitual do movimento abortista é que a legalização do aborto reduz a prática de abortos clandestinos, o que representa um sério risco para a saúde das mães que abortam. O relatório científico mais exaustivo feito até agora diz o contrário:

"Os protagonistas originais de reformas nas leis de aborto, ter contestado que uma grande proporção de casos de abortos clandestinos até agora tratadas em hospitais, e a maioria das mortes resultantes foram devido à interferência criminal. Eles postularam que a legislação sobre o aborto iria eliminar isso e mantiveram argumentos e evidências contra ela. ... Nossos numeros indicam que, apesar de um aumento acentuado no número de abortos terapêuticos (legais) de 1968 a 1969, infelizmente, não houve mudança significativa no número de casos de abortos clandestinos que requerem internação hospitalar. O fato de que a legalização do aborto não tem, até agora, materialmente reduziu o número de abortos, ou mortes por abortos de todos os tipos, não é surpreendente. Isto confirma a experiência da maioria das nações e foi previsto pelo Colégio na sua declaração de 1966" (Relatório do Royal College of Obstetrics and Gynecology do Reino Unido, publicado pelo British Medical Journal em maio de 1970. Fonte: Hay Alternativas).

O aborto é a melhor solução em caso de gravidez devido a violação?

Os abortistas fizeram dos casos de gravidez por violação um dos seus argumentos mais fortes para defender a legalização do aborto. Eles argumentam que ter um filho de um estuprador faz que a mãe prolongue o trauma da violação por toda a vida. O maior estudo científico feito até hoje é intitulado "The Sorrow of Sexual Assault and the Joy of Healing" (2011), elaborado pelo Dr. David C. Reardon, Julie Makimaa (concebida por estupro) e Amy Sobie (ver referência em VidaHumana.org). O estudo analisou 192 casos de mulheres grávidas como resultado de estupro e 55 casos de pessoas concebidas para estupro. Das 192 mulheres violadas, 28 tinha sido por incesto. 69% das mulheres entrevistadas decidiram dar à luz, 29% abortaram e 1,5% sofreram aborto espontâneo. Os resultados vão surpreender mais de um:

  • Das 133 mulheres que escolheram dar à luz, nenhum disse que lamentava isso. Nem um único disse que preferiria ter abortado. 80% deles expressaram felicidade por ter seu filho. "Os sentimentos da mulher em relação à criança melhoram durante a gravidez", conclui o estudo, e "reconhecem que a criança é uma vítima inocente como elas".
  • Das 56 mulheres que abortaram, apenas uma disse não ter arrependimentos. Seis delas não quiseram falar sobre o aborto. Uma vítima do incesto disse que não tinha certeza do que fez. Quatro alegaram ter muitos arrependimentos por terem abortado, e 44 dessas mulheres lamentaram ter abortado. 93% das mulheres que abortaram reconheceram que o aborto não resolveu seus problemas e que não o recomendariam a outras mulheres em sua situação.
  • Das 55 pessoas concebidas para estupro, nenhuma disse que preferiria ter sido abortada. Muitas delas expressaram indignação e até raiva com a ideia de que elas eram "produtos do mal" ou que filhos concebidos por estupro deveriam ser abortados.

No te pierdas las novedades y contenidos que te interesan. Recibe gratis el boletín diario en tu correo electrónico:

Opina sobre esta entrada:

Debes iniciar sesión para comentar. Pulsa aquí para iniciar sesión. Si aún no te has registrado, pulsa aquí para registrarte.